Identificando e eliminando a voz passiva

Esse artigo é uma tradução livre do que foi publicado no site da BlitzMetrics, sob o título Identifying and Eliminating Passive Voice. Procurei traduzir algumas expressões para que façam mais sentido no nosso idioma.

Identificando e eliminando a voz passiva

Fazer a transição da vida escolar para a vida profissional tem mais do que algumas poucas complicações. Você tem o seu diploma e você está pronto para entrar no mundo como um furacão!

…Ou é você? Considere o seguinte:

  • É alguma coisa tão básica quanto a sua gramática?
  • Você alguma vez encontrou-se usando a voz passiva, ou pior ainda, você se esforça para reconhecê-lo?

Mandei um e-mail que eu achava que fazia sentido. Na minha cabeça parecia correto. Ele simplesmente dizia: “O documento foi enviado”, em resposta a uma pergunta. Nesta situação, eu mesmo tive que perguntar onde era a voz passiva.

Essa é a voz passiva, uma vez que você fica perguntando “Quem enviou o documento?” – Eu deveria ter dito “Eu enviei o documento.”

A definição de uma voz passiva é colocar uma ação (verbo) antes do agente em uma frase. Um exemplo é “Eu escrevi este artigo”, que é ativa. “Este artigo foi escrito por mim.” É passiva, e inutilmente inchado. Regra de ouro é sempre colocar você (o sujeito agente) à frente da ação (verbo).

active-voice-vs-passive-voiceVoz Ativa Você roubou o biscoito do pote de biscoitos
Voz Passiva O biscoito foi roubado do pote de biscoitos

Foi só depois de ler isto que eu percebi o quão ambíguo era o meu e-mail. Ser claro, direto e conciso são habilidades que vão levar você no mundo profissional. Esforçar-se para se certificar de que sua escrita é tão clara para o leitor, pois é para o escritor é crítico. Só porque faz sentido na sua cabeça não significa todo mundo vai interpretá-lo da mesma maneira.

Em um ambiente empresarial, elimine todo o uso da voz passiva, especialmente quando estiver coordenando um projeto, ou falando com um cliente. Cada ação deve ter um proprietário claro que vem em primeiro lugar, e cada projeto precisa de alguém responsável por completar uma tarefa – aderindo ao modelo RACI (Responsável, Autoridade, Consultado, Informado).

RACI

Pensando em voz passiva você estará eliminando drasticamente a sua eficácia e prestação de contas – Não é algo inócuo, como um problema de gramática ou os “tipo” no discurso da maioria das pessoas; isto retira toda a responsabilidade das ações, tornando-se difícil de rastrear quem fez o quê, propagando confusão.

Usando uma linguagem direta você irá garantir que todos estão na mesma página.