Princípio PRINCE2 – Aprender com a Experiência

Os projetos envolvem uma organização temporária, por um prazo limitado para um propósito específico. Uma característica comum é que o projeto inclui um elemento de singularidade tal que não pode ser gerenciado pela estrutura de gestão existente ou pelas unidades funcionais. É este elemento de singularidade que torna os projetos desafiadores, assim como a equipe temporária pode não ter a experiência de um projeto como o que está em execução.

Em PRINCE2, aprender com a experiência permeia o método:

  • Ao iniciar um projeto: projetos anteriores ou similares devem ser revisados para ver se as lições aprendidas podem ser aplicadas. Se o projeto é o ‘primeiro’ para as pessoas dentro da organização, então é ainda mais importante para aprender com outros, e o projeto deve considerar a busca de experiência externa
  • À medida que o projeto progride: O projeto deve continuar a aprender. Lições devem ser incluídos em todos os relatórios e comentários. O objetivo é buscar oportunidades para implementar melhorias durante a vida do projeto
  • Quando o projeto encerra: O projeto deve passar lições. A não ser que as elas provocam mudanças, são apenas lições identificadas (ou seja, não aprendeu).

É de responsabilidade de todos os envolvidos com o projeto buscar as lições aprendidas ao invés de esperar por alguém para fornecê-los.