Princípio PRINCE2 – Gerenciar por Estágios

Os estágios de gerenciamento fornecem uma gerência sênior com pontos de controle em grandes intervalos ao longo do projeto. Ao final de cada estágio, o status do projeto deve ser avaliado, o Business Case e os planos devem ser revistos para assegurar que o projeto permanece viável, e uma decisão deve ser tomada quanto à possibilidade de continuar.

Quebrar o projeto em uma série de estágios permite a extensão do controle da alta administração sobre os projetos para variar de acordo com a prioridade de negócios, risco e complexidade envolvida. Estágios mais curtos oferecem mais controle, enquanto estágios mais longos reduzem a carga sobre a alta administração.

O planejamento só pode ser feito a um nível de detalhe que é controlável e previsível. Uma grande quantidade de esforço pode ser desperdiçado em tentativas de planejar além de um horizonte de planejamento sensato. Por exemplo, um plano detalhado para mostrar o que cada membro da equipe está fazendo para os próximos 12 meses certamente será impreciso depois de apenas algumas semanas. Um plano detalhado para a equipe a curto prazo e um plano geral para o longo prazo é uma abordagem mais eficaz.

PRINCE2 supera o problema do horizonte de planejamento da seguinte forma:

  • Dividir o projeto em uma série de estágios de gerenciamento
  • Ter um alto nível de Plano de Projeto e um Plano de Estágio detalhado (para o atual estágio)
  • Planejar, delegar, monitorar e controlar o projeto etapa por etapa.

PRINCE2 exige que haja um mínimo de duas etapas de gestão: uma fase de início e uma ou mais outras fases de gestão.