Princípio PRINCE2 – Foco no Produto

Um projeto bem sucedido é orientado aos resultados e não orientado às atividades. Um projeto orientado aos resultados concilia e define os produtos do projeto antes de realizar as atividades necessárias para produzi-los. O conjunto de produtos acordado define o escopo de um projeto e fornece a base para o planejamento e controle.

O objetivo de um projeto existe para cumprir as expectativas das partes interessadas, em conformidade com a justificativa de negócios, e para isso deve haver um entendimento comum sobre os produtos necessários e as expectativas de qualidade. O objetivo de um projeto pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes, a menos que haja uma compreensão explícita dos produtos a serem produzidos e os critérios pelos quais eles serão individualmente aprovados.

Um projeto PRINCE2 utiliza as descrições de produto (Product Description) para fornecer clareza para as definições de finalidade, composição, derivação, formato, critérios e método de qualidade de cada produto. Eles fornecem os meios para determinar estimativas de esforço, as necessidades de recursos, dependências e horários de atividade.

O “foco no produto” é compatível com quase todos os aspectos do PRINCE2: planejamento, responsabilidades, os relatórios de status, qualidade, controle de alterações de escopo, gerenciamento de configuração, aceitação do produto e gerenciamento de risco.

Sem um foco do produto, os projetos são expostos aos principais riscos, tais como: disputas de aceitação, retrabalho, mudança não controlada (aumento de escopo), insatisfação do usuário e atividades de homologação subestimadas.