Princípio PRINCE2 – Justificativa Continuada do Negócio

Os requisitos para um projeto PRINCE2 são:

  • Possuir uma razão justificável para iniciar
  • A justificativa deve permanecer válida durante a vida do projeto
  • A justificativa é documentada e aprovada

Em PRINCE2, a justificativa é documentada em um Business Case (Caso de Negócio, Modelo de Negócio, Plano de Negócio, ou o que for equivalente). Como um projeto está intimamente ligado à sua justificativa de negócio, este impulsiona os processos de tomada de decisão para garantir que o projeto permaneça alinhado com os objetivos do negócio e os benefícios que estão sendo procurados.

As organizações que não desenvolvem Business Cases podem achar que alguns projetos em execução tem poucos benefícios reais ou que um projeto tem apenas associações experimentais com a estratégia corporativa. Um alinhamento fraco com as estratégias corporativas pode resultar em organizações com um portfólio de projetos que tem objetivos mutuamente inconsistentes ou duplicados.

Mesmo os projetos que são exigidos (por exemplo, para cumprir com a nova legislação) requerem justificação da opção escolhida, pois pode haver várias opções disponíveis que produzem diferentes custos, benefícios e riscos.

Embora a justificativa deve permanecer válida, ela pode mudar. Portanto, é importante que o projeto e a justificativa permaneçam consistentes.

Se, por qualquer razão, o projeto não pode ser justificado, ele deve ser interrompido. Parar um projeto nestas circunstâncias é uma contribuição positiva para uma organização, pois os seus fundos e recursos podem ser reinvestidos em outros projetos mais valiosos.