Avaliação de Riscos

Para auxiliar na avaliação de riscos em um projeto de desenvolvimento de sistemas, é interessante o uso de uma taxionomia bem elaborada, que contenha a maior quantidade de possibilidades possíveis de riscos e eventos que precisam ser avaliados e monitorados.

Podemos utilizar várias ferramentas, mas segue aqui neste post o link para uma planilha que desenvolvi, baseada no “Guia de Implantação da Gerência de Riscos em Micro e Pequenas Empresas alinhado ao MMISE/
SW”, dos autores Elton Sanders e Christiane Gresse von Wangenheim, editada e distribuída pelo Laboratório de Qualidade e Produtividade de Software Universidade do Vale do Itajaí.

Link: Planilha de Taxionomia de Riscos

Esta planilha possui três guias: Avaliação, Relatório e Valores

Avaliação

Nesta guia, a planilha possui as seguintes colunas:

  • Grupo: O nome do grupo de risco
  • Risco: O tipo de risco a ser avaliado
  • Indício: a avaliação do tipo de risco
  • Valor: a quantidade de pontos atribuído à avaliação do risco
  • Total: o total de pontos do grupo de risco

O usuário deve apenas selecionar uma das opções em cada linha da coluna Indício, e a planilha calculará automaticamente o valor e o total do grupo de risco.

Relatório

Este relatório apresenta a tabela dos grupos de risco, incluindo os seus totais e avaliação de grau de acordo com os valores. É calculado automaticamente à medida que os indícios são informados na guia Avaliação.

Valores

Esta guia é uma planilha auxiliar utilizada para o cálculo dos valores de cada risco.