Canvas em Projetos de Sistemas – Parte 2

Durante o planejamento de um projeto, nos deparamos com um grande volume de trabalho a ser realizado,  e que precisa ser organizado em diversos fatores,  como cronograma de execução, custos, mão de obra,  entre outros. Entretanto,  no início deste planejamento, ainda não teremos todas as informações necessárias para uma avaliação precisa (ou muito aproximada) de tudo o que será requerido e precisa ser atendido no projeto.

Para conseguirmos esta avaliação, é preciso “dividir para conquistar”, organizando todo o projeto em entregas, e analisar cada entrega para definir todas as estimativas de esforço,  custos,  benefícios e tudo o mais que será requerido ou derivado do projeto.

Livro BMG

Business Model Generation

Ao organizarmos e analisarmos os grupos de entregas, podemos utilizar como ferramenta o Business Model Canvas (BMG), criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. O BMG, mesmo sendo voltado para a avaliação de modelos de negócios, também pode ser adaptado para o levantamento de informações importantes para cada uma das entregas de um projeto, fornecendo como resultado de cada avaliação as respectivas exigências de recursos e requisitos.

CanvasBMG

Nesta adaptação do BMG, os 9 componentes estariam definidos (e suas questões relacionadas) da seguinte forma:

  1. Segmentos de Clientes: O componente Segmentos de Clientes (também conhecido com Partes Interessadas) define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que o projeto deve atender e servir
    • Para quem estamos criando valor?
    • Quem são os nossos clientes ou usuários mais importantes?
  2. Proposta de Valor: O componente Proposta de Valor descreve o pacote de produtos ou serviços (ou seja, as Entregas de um projeto) que criam valor para um Segmento de Clientes específico.
    • Que valor entregamos ao cliente?
    • Qual problema estamos ajudando a resolver?
    • Que necessidades estamos satisfazendo?
    • Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada Segmento de Clientes?
  3. Canais: O componente Canais descreve como uma empresa se comunica e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar uma Proposta de Valor. Em um projeto, é a definição de como o Gerente de Projeto estabelece as comunicações com as Partes Interessadas de um projeto.
    • Através de quais Canais nossos Segmentos de Clientes querem ser contatados?
    • Como os alcançamos agora?
    • Como nossos Canais se integram?
    • Qual funciona melhor?
    • Quais apresentam melhor custo-benefício?
    • Como estão integrados à rotina dos clientes?
  4. Relacionamento com Clientes: O componente Relacionamento com Clientes descreve os tipos de relação que uma empresa estabelece com Segmentos de Clientes específicos. Em um projeto, é a definição de como o Gerente de Projetos mantém as Partes Interessadas cientes e satisfeitas com o andamento do projeto.
    • Que tipo de relacionamento cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera que estabeleçamos com eles?
    • Quais já estabelecemos?
    • Qual o custo de cada um?
    • Como se integram ao restante do nosso projeto?
  5. Fontes de Receita: O componente Fontes de Receita representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes (os custos devem ser subtraídos da renda para gerar o lucro). Em um projeto, a Fonte de Receita será o ROI obtido, com os benefícios e a economia agregados.
    • Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
    • Pelo que eles pagam atualmente?
    • Como pagam?
    • Como prefeririam pagar?
    • O quanto cada Fonte de Receita contribui para o toral da receita?
  6. Recursos Principais: O componente Recursos Principais descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer o projeto funcionar. Em um projeto, são todos os materiais e infraestrutura necessários para a execução das tarefas.
    • Que recursos Principais nossa Proposta de Valor requer?
    • Nossos Canais de Distribuição?
    • Relacionamento com os Clientes?
    • Fontes de Receita?
  7. Atividades-Chave: O componente Atividades-Chave descreve as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para fazer o seu projeto funcionar.
    • Que Atividades-Chave nossa Proposta de Valor requer?
    • Nossos Canais de Distribuição?
    • Relacionamento com os Clientes?
    • Fontes de Receita?
  8. Parcerias Principais: O componente Parcerias Principais descreve a rede de fornecedores e os parceiros que põem o projeto para funcionar. Em um projeto, são todos os membros da equipe, incluindo pessoal externo.
    • Quem são nossos principais parceiros?
    • Quem são nossos fornecedores principais?
    • Que recursos principais estamos adquirindo dos parceiros?
    • Que Atividades-Chave os parceiros executam?
  9. Estrutura de Custo: A Estrutura de Custo descreve todos os custos envolvidos na operação de um projeto.
    • Quais são os custos mais importantes em nosso projeto?
    • Que recursos principais são mais caros?
    • Quais Atividades-Chave são mais caras?

Referências Bibliográficas

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011