Princípio PRINCE2 – Adaptação ao Ambiente do Projeto

O valor do PRINCE2 é que ele é um método de gerenciamento de projetos universal que pode ser aplicado independentemente do tipo de projeto, organização, geografia ou cultura. Ele pode ser usado em qualquer projeto, pois o método é desenvolvido para ser adaptado às suas necessidades específicas.

Se o PRINCE2 não for adaptado, é pouco provável que o esforço de gerenciamento de projetos e a abordagem sejam adequadas para as necessidades do projeto. Isto pode conduzir a uma gestão de projeto “robotizada” ao extremo (o método é seguido, sem dúvida) ou de gestão de projeto “heróica”, no outro extremo (o método não é seguido por todos).

Os objetivos da adaptação são:

  • Certificar que o método de gerenciamento de projeto se relaciona com o ambiente do projeto (por exemplo, o alinhamento do método para os processos de negócios que podem governar e apoiar o projeto, tais como recursos humanos, finanças e aquisições)
  • Certificar de que os controles do projeto sejam baseados na escala, complexidade, importância, capacidade e risco do projeto (por exemplo, a freqüência e a formalidade das revisões e relatórios).

A adaptação requer que o Gerente de Projeto e a Diretoria de Projetos tomem uma decisão ativa de como o método será aplicado, para as quais são fornecidas as orientações. Ao adaptar o PRINCE2, é importante lembrar que ele requer informações (não necessariamente documentos) e decisões (não necessariamente reuniões).

Para garantir que todas as pessoas envolvidas com o projeto compreendam como PRINCE2 deve ser usado, a Documentação de Inicialização do Projeto deve indicar como o método está sendo adaptado para este projeto em particular.